segunda-feira, 12 de junho de 2023

Parque Prefeito Mário Covas em São Paulo

Parque Prefeito Mário Covas em São Paulo
Parque Municipal Mário Covas foi inaugurado em 25 /01/2010 e é mais uma opção antiestresse em São Paulo. O local tem área de quase 5.400 m² e fica na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo em São Paulo capital.
Horário de funcionamento:
6h às 18h
Telefone:
           (11) 3289-2160         
Localização:
Avenida Paulista, 1853, Bela Vista
Ver no mapa


Como ir ao Parque Prefeito Mário Covas

  1. Ônibus - há várias linhas, entre as quais a 805L-10 (Terminal Princesa Isabel - Aclimação),  857P-10 (Terminal Campo Limpo - Paraiso),  857P-21 (Campo Limpo - Paraiso Estação Hebraica) 857R-41 (Rebouças - Ana Rosa), 874C-10 (Pq. Continental - Metro Vila Mariana ) e 875A-10 (Aeroporto - Perdizes, Via Aratãs). Metrô - utilize a Linha 2 Verde – Estação Trianon - Masp.
  2. Carro - consulte o mapa e trace seu roteiro. Não há estacionamento para veículos no local 

Ciclofaixa de lazer (Centro-Paulista), que funciona aos domingos e feriados das 7h às 16h, passa em frente do parque na Avenida Paulista.

Conforme pesquisamos, "a área do parque equivale ao lote de uma antiga mansão (Vila Fortunata), que havia pertencido a René Thiollier. Quando ele morreu, a família vendeu o imóvel. Pertenceu ao ex-Banerj e a mansão foi derrubada, virando um estacionamento por um bom tempo". Segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, "antes de se transformar num estacionamento, o terreno abrigava a mansão Vila Fortunata, depois demolida, onde, em agosto de 1909, nasceu Burle Marx. Sua mãe, Cecília Burle, levava-o diariamente ao jardim e transmitiu-lhe a paixão pelas plantas. O menino ajudava a preservar rosas, tinhorões, begônias, antúrios, gladíolos. Com a babá, aprendeu a cultivar canteiros e a observar a germinação de sementes. Em suas memórias, ele afirmava que aquele contato com a natureza serviu de estufa para sua paixão pelo paisagismo. A metamorfose das plantas parecia magia".

Embora não existam no parque playgrounds ou aparelhos de ginástica, possui pérgula, bancos, mesas, bicicletário e banheiros. O parque é um dos menores da Capital, mas tem uma pequena trilha onde se pode caminhar e admirar as árvores que restaram da Mata Atlântica no local. Sua vegetação composta por bosque heterogêneo com sub-bosque ornamentado por aráceas, bromeliáceas e commelináceas. Dentre as espécies arbóreas, destacam-se abacateiro, cafeeiro, cedro, figueira-da-índia, figueira-mata-pau, grumixama, mangueira, paineira, passuaré, pinheiro-do-paraná e tapiá-guaçu.

Também existe um Centro de Informações sobre a cidade e acesso à internet. Há vigias que dão sensação de segurançaOs banheiros estavam limpos e cuidados no dia da visita.

Não há lanchonetes, mas nas proximidades há estacionamentos pagos e estabelecimentos comerciais que vendem bebidas e alimentos. 


Para maiores informações sobre o local, ligue para o telefone (11) 3289-2160.

Fotos do Parque Prefeito Mário Covas

Pergolado

Vegetação existente e bancos e mesa para os visitantes

Alameda Ministro Rocha Azevedo vista do parque

Sanitários no fundo à direita

Pistas para caminhadas



Bancos e mesas disponíveis para os visitantes

Espécies presentes no parque






Entrada pela Avenida Paulista

Entrada/Saída do parque pela Paulista

Entrada/Saída do parque pela Paulista

4 comentários:

  1. A estação de Metrô mais próxima é a Consolação (290 m contra 480 m da Trianon MASP)

    ResponderExcluir
  2. Para fazer fotografias nesse local é proibido ou tem algum documento que precisar assinar ?

    ResponderExcluir
  3. Existe algum cachorródromo no local?

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito importantes para o aprimoramento do site